16 May, 2012

Café

Quem não gosta de uma boa chávena de café, e o cheirinho dele acabado de moer? Eu confesso, sou fã!
Existem vários tipos de café, assim como aquelas marcas que estamos habituados a encontrar em diversos cafés, restaurantes, etc...
Mas hoje vou-vos falar do melhor café que bebo (e sou privilegiada pois bebo muita vez!) é o café produzido artesanalmente na Fajã dos Vimes (São Jorge - Açores).

Este café só é comercializado no Café Nunes, neste mesma fajã e para terem uma ideia da magnifica vista, cliquem na imagem para ver maior :)

Fotografia Mário Nunes

Este café passa por várias fases, os bagos de café passam de verde para vermelhinho isto é sinal que estão prontos a ser colhidos depois são colocados a secar ao sol. Quando está seco é preciso descascá-lo de forma a ficar o grãozinho que estamos habituados a ver e por fim, este é torrado (adoro o cheirinho dele a ser torrado!), que lhe dá a cor castanha a qual também associamos a café!
Depois de todo este processo é servido no Café Nunes nas suas chávenas personalizadas!
Para saberem mais sobre este processo podem ver o video seguinte, que também fala de artesanato criado na Casa de Artesanato Nunes (mas isso será tema para outro post).

12 comments:

  1. Fiquei curiosa. Eu adoro café, forte e sem açucar :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Então penso que ia gostar, eu também sou fã de café, posso é ser suspeita para falar, mas é mesmo o melhor café que já bebi! :)
      Aconselho uma visita a este paraíso (Ilha São Jorge - Açores )e ainda para completar poderia provar este café!

      Delete
    2. Faz parte dos meus planos ir aos Açores, quem sabe, não vou mesmo provar o café e tirar as teimas, se é mesmo o melhor ou não! ;)

      Delete
    3. Acho que não ficará desiludida! :)

      Delete
  2. sorteio a decorrer no blog BRIGHT SIDE:
    mfsantiago.blogspot.com

    ReplyDelete
  3. Olá, estou seguindo seu blog .. adoraria se seguisse o meu !
    Blog de sorteios: ( divulgação de sorteios)
    http://adorosorteios.blogspot.com.br/

    Blog MEU CANTINHO É ASSIM:
    http://meucantinhoeassim.blogspot.com.br/ ( com um sorteio de um kit de batom pop Love – AVON).

    Beijos !

    ReplyDelete
  4. já me disseram que a série ia parar, e que a próxima temporada só ia ter 11 episódios :/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pois, também já li isso... Que seria a última e seria mais pequena. Realmente, por mais que goste, já não têm muito por onde "crescer". Quando chegares mais à frente nas seasons vais ver! :)

      Delete
  5. eu nao posso beber cafe fico a treeeeemer, mas adooooooro o cheiro de café acabado de moer

    ReplyDelete