13 June, 2012

Empadas de Atum...

à moda da "Terceira"!

Poisé, como já sabem sou dos Açores, mais precisamente ilha São Jorge, mas com uma costela "Terceirense" pois a minha mãe é da ilha Terceira. Assim sendo, desde pequenina que as minhas férias se passavam na sua maioria nesta ilha (a qual também terei de falar aqui um dia!). 
Neste pequeno paraíso fazem umas empadas diferentes das normais, pois a sua massa é adocicada, assim para quem gosta de comida "agri-doce" penso que gostará destas maravilhas.
Já fiz por várias vezes e posso dizer Nhami Nhami! O resultado foi o seguinte:


Para quem quiser saber a receita clique ler mais ;)


A receita encontrei no site http://www.petiscos.com/ e é a seguinte:

Massa
- 500 g de farinha de trigo
- 100 g de açúcar
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- 150 g de manteiga com sal derretida (Usei manteiga Milhafre que é maravilhosa, e produzida na ilha Terceira)
- 2 ovos
- leite q.b.

Recheio
- 100 g de manteiga
- 1 cebola grande picada finamente
- 2 colheres (sopa) de farinha
- 1 colher (sopa) de polpa de tomate
- 2 latas de atum em óleo 250 g (Usei atum de Santa Catarina que é atum aqui da ilha - S.Jorge - e bastante saboroso)
- sal & pimenta preta moída na altura
- 1 pitada de noz moscada moída
- 1 colher (sopa) de salsa picada

- 1 gema de ovo batida
- 12-15 azeitonas verdes

Preparação
- Misturar a farinha com o açúcar, o fermento, a manteiga derretida e os ovos. Amassar muito bem, juntando pequenas quantidades de leite até a massa se apresentar homogénea e maleável (a massa deve ficar suficientemente seca para não colar às mãos). Formar uma bola e reservar.
- Escorrer muito bem o atum, reservando uma colher (sopa) do óleo. Esmigalhar o atum com um garfo e reservar.
- Aquecer o óleo do atum juntamente com a manteiga numa frigideira. Refogar a cebola até alourar. Polvilhar com a farinha e cozinhar por 1-2 minutos sem parar de mexer com uma colher de pau.
- Adicionar a polpa de tomate, o atum esmigalhado e a salsa picada. Temperar com sal, pimenta e a noz moscada. Envolver e retirar a frigideira do lume. Reservar.
- Pré-aquecer o forno a 180ºC.
- Retirar bolinhas de massa, achatar com a mão e forrar as forminhas, moldando a massa com as pontas dos dedos. Preencher com o recheio. Retirar mais bolinhas de massa e espalmar para formar as tampas. Pressionar ligeiramente com a ponta dos dedos para fechar.
- Pincelar as empadas com gema de ovo. Colocar uma azeitona sobre cada uma, carregando ligeiramente até ao meio da azeitona.
- Levar ao meio do forno por 20-25 minutos, a 180ºC, ou até as empadas se apresentarem bem douradas. Retirar do forno e deixar repousar um pouco antes de desenformar. Servir as empadas frias!


E voilá, uma entrada ótima! As imagens são da minha criação para o dia de anos do meu maninho!
Espero que gostem! 

Kiss Kiss^^

6 comments:

  1. eu não tenho jeito nenhum para a cozinha nem tenho forno mas vou levar a receita para a minha mama *_* hahah

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu até me desenrasco, mas também é só quando estou com vontade, se não tiver é capaz de sair uma porcaria! LOL
      Mas fazes bem, as mamãs dão sempre um toque especial! :P

      Delete
  2. Têm bom aspeto, e eu que adoro atum, um dia destes faço, e espero que fiquem como as tuas!!!
    Beijinhos querida!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu segui a receita à risca principalmente da massa, e correu bem!
      O preparado de atum já dá para fazer experiências, mas fiz praticamente igual à receita!
      Espero que saiam bem as tuas! ;)

      Kiss^^

      Delete
  3. Replies
    1. E o sabor ainda era melhor, HEHEHE^^

      Delete