11 October, 2012

Ecomuseu da Ilha São Jorge

"O Ecomuseu da Ilha de S. Jorge é um instrumento, concebido pela população e entidades oficiais, para revelar a História da ilha na relação entre a comunidade e o seu território." 
Foi para esta entidade que colaborei durante o estágio profissional, mais recentemente, como freelancer, criei o design dos 8 painéis da exposição, patente no novo edifício de Ecomuseu (lembram-se do trabalho que me seguiu nas férias?). Esses painéis foram compostos por 4 faixas diferentes, baseadas nos padrões das colchas antigas aqui da ilha. O que acham do design? :)


A colcha que vos mostro tem à volta de 120 anos, uma das faixas dos painés foi baseada nesta colcha, pertencente à mãe e tia do meu ❤, que tecem ainda hoje na Casa de Artesanato Nunes colchas baseadas neste padrão (podem ver algumas peças no link atrás). Lindas não são?
Já sabem quando vierem a São Jorge (Açores) têm de visitar o Ecomuseu e a Casa de Artesanato Nunes (um dia falo-vos mais sobre este tipo de tecelagem)! :)

16 comments:

  1. Que coincidência! É por coisas destas que adoro ter o blog. Sim, eu ando na ESEC em CDM :D ahaha estou no segundo ano agora. Mas tu já deves ter acabado há algum tempo então...foste do ano do Tozé ou assim?!

    ReplyDelete
    Replies
    1. HEHE é mesmo! Entrei no ano antes dele (2005) se não me engano( mas acho que acabámos ao mesmo tempo porque eu não apanhei bolonha e o ano dele sim)! É engraçado tares no mesmo curso que eu! lol... Estás a gostar?
      A minha irmã está no segundo ano de Arte e Design, tb na ESEC ;)

      Delete
    2. é mesmo alta coincidência! ahah e o mais engraçado é que estamos no mesmo grupo de CDM no face, e ainda há bastantes formas de ligação, mas foi através do blogger que nos encontrámos xD
      Sim, estou a gostar imenso :P

      Delete
    3. É verdade! :) mas já não conheço ninguém ninguem do grupo, além dos meus colegas (estou mesmo a ficar velha..lol)!
      É engraçado como no blog acabamos por conhecer pessoas que doutra forma nunca iramos conhecer.
      Olha ainda bem que estás a gostar, nós "lutámos" bastante para corrigir alguns problemas do curso, apesar de ter adorado as minhas vivências de estudante, e grandes amigos fiz, o curso tinha alguma falhas! :)

      Delete
  2. ihihi adoro estas coisas tradicionais e antigas! é linda quero muito ir aos Açores mas para visitar todas as ilhas se possível!
    beijinhos

    http://coisasqueugosto-coisasqueeugosto.blogspot.pt/

    coisasqueugosto@hotmail.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ui, precisas muitos dias para conheceres bem as ilhas todas! :) Mas cada ilha tem a sua beleza! :)
      Beijinhos

      Delete
  3. A colcha é uma preciosidade :) o design não está mau não!

    ReplyDelete
  4. Gosto tanto de ir a esses sitios :)

    Beijinho*

    ReplyDelete
    Replies
    1. Também eu, ver coisas diferentes das nossas gentes até dá inspiração! :)

      Delete
  5. "lol Hoje também tive praí 5 min que o facebook dizia que estava em actualizações! Mas passou rápido! lol :)"

    Pois mas o meu foi mesmo do DNS e tive que colocar umas coisas (ips) diferente para voltar a dar :)

    Esses ainda não vi xD Hoje vi foi Gossip Girl e Diário dos vampiros (e gostei esta ao menos nunca desilude) x)

    ReplyDelete
    Replies
    1. hehehe eu agora tenho um pouco mais de conhecimentos sobre informática, o curso apesar de me ter centrado em design, também tinha muita multimédia. Mas antes, quando comecei a mexer num pc e internet mexia mexia até as coisas ficarem a funcionar sem saber como! lol

      Delete
  6. Estive em S. Jorge há dois anos e adorei!

    ReplyDelete