30 October, 2012

Pão-por-Deus

Por esta data todos falam do Halloween, eu pessoalmente também acho piada a esse dia, embora cá, só agora esteja a começar a pegar a "moda" de fazer festas nesse dia.
Mas nos Açores temos uma tradição chamada Pão-por-Deus e quando era criança adorava esse dia pois significava coisinhas boas. No dia 1 de Novembro, crianças e jovens, juntam-se em grupos de amigos ou vizinhos e correm a freguesia a pedir Pão-por-Deus pelas casas, onde as pessoas normalmente dão um doce ou uma moedinha (antigamente, no tempo do meu pai, era mais comum ser castanhas ou massarocas de milho, entre outras coisas que as pessoas possuíam sem ter de comprar).

Para irem colocando as guloseimas, levam uma saquinha feita de retalhos como a da imagem, normalmente feitas pela avós. :)

Alguém conhece este tipo de tradição? 
Imagem daqui!


Hoje em dia o Pão-por-Deus para mim é ir comendo nos chocolates que os meus pais têm em casa para ir dando a quem por cá passa! Também o meu avô, ainda dá uma notinha (e não moedinha... lol) a cada um dos netos neste dia! ;)

E ontem a minha cunhadinha andou a treinar pinturas faciais em mim, pois vai fazer a crianças de uma escola amanhã, em comemoração ao Halloween, o que acham do resultado? Eu acho que ela tem muito jeito! :)

22 comments:

  1. Que giro as pinturas :)

    Eu não costumo ligar muito a este dia, nunca tive a tradição de o festejar :)

    Beijinhos *

    ReplyDelete
  2. Os miúdos vão ficar tão giroooos! :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Acabou por ser cancelada a atividade por causa do mau tempo aqui na ilha! :( Mas iam ficar de certeza!

      Beijinho

      Delete
  3. Também não ligo puto ao dia mas as pinturas estão giras :)

    ReplyDelete
  4. Adorei as pinturas faciais, ficas mm engraçada!

    ReplyDelete
  5. que graça! adoorei as pinturas!
    beijooos!

    ReplyDelete
  6. O meu namorado falou-me nessa expressão Pão-por-Deus hoje. Não conhecia, no Norte usava a frase "doce ou partida" :D

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu pensava que era só dos Açores, mas numa pesquisa penso que algumas zonas continentais também era usual! :)

      Beijinho

      Delete
  7. Eu acho que aqui pelos Algarves não há essa tradição, pelo menos eu nunca tinha ouvido falar nisso :)

    Beijinho*

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu pensava que era só dos Açores, mas numa pesquisa penso que algumas zonas continentais também era usual, não sei já bem é quais...lol! :)

      Beijinho

      Delete
  8. nao conhecia essa tradição *_* tambem querooooo
    ficou muito bem a pintura

    ReplyDelete
    Replies
    1. HEHE quando era pequena era uma alegria de doces, agora como os restos dos chocolates que não foram dados! HEHE
      Obrigada! ;)

      Delete